GEOFÍSICA

Magnetometria ( Aérea e Terrestre )

   Os levantamentos magnéticos consistem na leitura do campo geomagnético terrestre ao longo de um perfil ou linhas dispostas perpendicularmente às estruturas ou rochas magnéticas a serem estudadas. Este levantamento é feito no modo stop-and-go com leituras em distâncias variáveis de acordo com os objetivos estabelecidos na pesquisa. Neste levantamento medem-se valores absolutos do campo geomagnético, ou sua componente vertical, empregando-se magnetômetros. 

    As variações no campo magnético são produzidas em função das diferentes susceptibilidade magnética dos minerais contidos nas rochas da crosta terrestre.

Polarização Induzida (IP)

   Quando uma corrente elétrica que circula no terreno é interrompida, a tensão (voltagem) entre os eletrodos M e N não decai instantaneamente para sua posição inicial. O tempo para a Polarização Induzida (IP) se baseia na capacidade que o solo e a superfície terrestre tem de funcionar como um capacitor e armazenar carga elétrica ao ser aplicado uma corrente contínua. Quando essa corrente é interrompida os íons não retornam para suas posições originais de maneira imediata, provocando o efeito de polarização induzida.

    A detecção e medida do decréscimo da voltagem indicará a presença de material polarizável no sub-solo.

Para aplicação do método diferentes arranjos dos eletrodos são possívies, as mais efetivas são dipolo-dipolo, polo-dipolo e Schlumberger.

   A partir disso são feitos caminhamentos sobre a área de interrese com as leituras de IP sendo realizadas no centro do arranjo. O método é bastante aplicado na pesquisa de minerais básicos, ja que sua taxa de sucesso na localização de depósitos de minério de baixo teor, tais como sulfetos disseminados.

Resistividade ( RES )

    O método da resistividade é o mais utilizado em geofísica aplicada. Nesse método uma corrente elétrica artificial é introduzida no terreno através de eletrodos com o objetivo de determinar variações verticais e/ou horizontais da resistividade a partir da facilidade que um mineral tem de conduzir corrente elétrica.

   Os desvios do padrão de diferenças de resistividade fornecem informações sobre as propriedades elétricas do solo. É um método muito utilizado em hidrogeologia e para investigações geológicas em superfície rasa.

SEV (Sondagem Elétrica Vertical)

Rua Santa Catarina, 557 - Centro - Belo Horizonte/MG - CEP 30170-080

​​Tel: (31) 2527-4888  WhatsApp: (32) 99959-1679
contato@avantdigamma.com.br